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Tipografia

Impressão UV - o que é?
A impressão UV é uma técnica baseada na aplicação de tintas especiais em praticamente qualquer substrato plano. A tinta aplicada ao substrato seca através da utilização de luz UV. Existem dois grupos de equipamentos utilizados para este método de impressão. Um é o equipamento rolo-a-rolo para a impressão rápida de substratos convencionais (papel de cartaz, faixas de malha). O segundo grupo é constituído por máquinas polivalentes com múltiplas funções, adequadas à impressão em substratos como vidro, cartão, alumínio, plexiglas, PVC, espelho, folha de alumínio, incluindo materiais em rolo.
A impressão UV é semelhante à realizada com impressoras de jato de tinta, mas difere na utilização de um tipo diferente de tinta e na utilização de luz UV para a sua secagem. Este método é ótimo para superfícies de grande formato, razão pela qual é frequentemente escolhido para imprimir superfícies publicitárias. Para a impressão de anúncios em tecido, a impressão dtg é um método frequentemente utilizado.
A impressão em dtg é a impressão direta no tecido e é mais frequentemente aplicada à superfície de artigos de vestuário, como t-shirts. A impressão UV é uma técnica muito comum, tão popular como a impressão DTG. A impressão UV tem um aspeto espetacular em todos os materiais em que pode ser aplicada, para além de demonstrar uma grande durabilidade e longevidade. Toda a técnica de cura UV é utilizada na indústria de impressão há cerca de 30 anos. É um método versátil que permite a impressão de uma gama completa de cores. O jato UV estreito garante uma elevada eficiência de cura, assegurando assim uma impressão estável e segura. Permite-lhe imprimir num grande número de materiais, o que significa maior produtividade e menores custos operacionais.
Ver: talabartes impressos
Vantagens e desvantagens da impressão UV
Como qualquer outro método de marcação, a impressão UV também tem vantagens e desvantagens. É certo que a capacidade de imprimir a cores é extremamente importante. Mais ainda se a tinta for curada e mais resistente ao desvanecimento, a riscos ou a manchas. Mas também é mais dispendioso, como veremos mais adiante.
Vantagens da impressão UV
- Não há libertação de odores nocivos das superfícies já impressas, que poderiam afetar negativamente o corpo humano. As impressões são adequadas para utilização em interiores comerciais (apartamentos, restaurantes, escritórios, centros comerciais, hotéis).
- A tinta curada por UV é mais resistente ao desbotamento, às manchas e aos riscos.
- Elevada durabilidade da impressão e resistência às condições climatéricas adversas. Por este motivo, também pode ser utilizada no exterior (anúncios em edifícios, painéis informativos, sinais).
- O método de impressão UV também é adequado para a impressão de grandes formatos, bem como para pequenos objectos, incluindo os que têm uma forma original.
- A impressão UV produz cores vivas e intensas que reproduzem fielmente o gráfico. A impressão é viva, uma vez que não há absorção pelo substrato nem espalhamento pela superfície. Graças à exposição, a tinta seca num tempo extremamente curto.
- Com a ajuda da impressão múltipla, é possível obter uma impressão em relevo para invisuais.
- O processo deste tipo de impressão é amigo do ambiente. As tintas de cura por UV não são baseadas em solventes, pelo que não existem substâncias nocivas que se evaporem e entrem no ambiente.
Desvantagens da impressão a cores
- A impressão não é adequada para ser utilizada em objectos com relevo.
- Quando se utiliza esta técnica, o odor das tintas que estão a ser fixadas não é muito agradável.
- A impressão é muito dispendiosa.
- Dimensão das máquinas utilizadas.
Impressão UV a cores - aplicação e funcionamento
A impressão UV é utilizada em muitas indústrias, igualmente no design de interiores, empresas de eventos, fabricantes de vestuário, empresas de cosméticos e muitas outras. A tecnologia funciona bem para a identidade de empresas, decoração de hotéis e restaurantes ou grandes centros comerciais. O principal cliente das gráficas que oferecem impressão UV é, obviamente, o sector da publicidade. A técnica também é utilizada para sinalética e sistemas de navegação para grandes áreas. Pode ser utilizada de acordo com os requisitos individuais do cliente. A tecnologia encontra o seu caminho na marcação de garrafas e objectos de vidro cilíndricos. No nosso caso, as canetas com logótipos de empresas, por exemplo, são marcadas com impressão UV. Devido ao tamanho reduzido das fontes de luz, são óptimas para máquinas com espaço disponível limitado. A impressão UV permite imprimir em materiais sensíveis ao calor e com uma espessura reduzida.
Ver: canetas com gravação
A impressão pode ser efectuada em superfícies curvas, pelo que não é necessária uma rotulagem adicional das garrafas. A tecnologia também é adequada para superfícies metálicas, mesmo quando o metal é cortado ou curvo. As correcções e alterações necessárias podem ser feitas durante o processo sem qualquer problema, tudo graças à temperatura da luz UV. A impressão UV a cores também pode ser utilizada em superfícies de plástico se as dimensões do objeto não forem demasiado grandes. Utilizamo-lo, por exemplo, para cartões de memória com logótipos. O processo é adequado, por exemplo, para crachás publicitários ou canetas.
A tinta utilizada na impressão UV é um polímero líquido e, juntamente com a impressão, é exposta à luz UV emitida por lâmpadas LED. Isto inicia o processo de polimerização da tinta. A impressão é assim endurecida e transformada de uma forma líquida numa fina camada de plástico resistente às intempéries.