FABRICANTE DE DISPOSITIVOS PUBLICITÁRIOS | PRAZOS DE ENTREGA RÁPIDOS | CONSULTORIA GRATUITA
Como é que retiro a impressão do poliéster?
A remoção de uma impressão em poliéster pode ser mais difícil do que em algodão ou noutros tecidos, porque o poliéster é mais sensível a temperaturas elevadas e a alguns produtos químicos. As temperaturas elevadas podem danificar facilmente as fibras de poliéster e os produtos químicos inadequados podem descolorir ou danificar o tecido. Por conseguinte, é necessário utilizar métodos mais suaves e efetuar testes em partes invisíveis da peça de vestuário. Os métodos que podem ser utilizados são o método do ferro, o método do secador e o método químico.
Métodos mecânicos de remoção da estampagem
O método do ferro consiste em aquecer a estampa e depois raspá-la. Para este método, são necessárias duas toalhas, uma seca e outra húmida, e um ferro de engomar. Colocamos a toalha seca por baixo da impressão no nosso tecido de poliéster e colocamos a toalha húmida por cima da impressão. Aquecemos o ferro de engomar e passamos a toalha húmida por cima da toalha seca até esta secar, depois tentamos raspar a impressão do tecido, tendo cuidado para não a danificar. Para o efeito, pode utilizar as mãos ou uma faca. Lembre-se de controlar o que acontece ao material para não o danificar.
O método da máquina de secar funciona de forma semelhante ao método do ferro, mas para este método precisa de um pano limpo e seco e de uma máquina de secar. Coloque o pano sobre o tecido e ligue o secador na potência máxima. Quando utilizar este método, lembre-se de aquecer a impressão uniformemente, mas não danifique o material. Após o aquecimento, tal como no método do ferro, tente remover a impressão indesejada.
Método com produtos químicos
Os produtos químicos permitem-nos remover eficazmente a impressão do material de poliéster. No entanto, é necessário ter cuidado para não danificar o material. Para este método, necessita de removedor de verniz de unhas à base de acetona ou álcool isopropílico e de um pano limpo ou de um cotonete. Com o pano ou cotonete embebido no nosso remédio, esfregamos a impressão e esperamos. É preciso ter paciência ao remover com este método, pois o produto químico tem de penetrar bem no material. Após cerca de 5 minutos, podemos começar a raspar a impressão. Antes de tentar remover a impressão, faça um teste numa parte pouco visível do material, para que o produto químico não a danifique.
Resumo
A remoção de uma impressão em poliéster pode ser mais difícil do que em algodão devido à sensibilidade do poliéster ao calor e a alguns produtos químicos. As temperaturas elevadas podem danificar as fibras e os produtos químicos errados podem descolorir ou danificar o tecido, pelo que se recomendam métodos suaves e testes em partes invisíveis da peça de vestuário. Os métodos que podem ser utilizados incluem a utilização de ferros de engomar, secadores e produtos químicos. Cada uma destas técnicas requer cuidados para remover eficazmente a impressão sem danificar o tecido.